Para dar de presente ou ter na biblioteca de casa - livros infantojuvenis
Como alguns amigos me perguntam quais livros infantis eu compro para os meninos, fiz uma listinha de obras que eu já li e aprovei. Há livros para diferentes faixas etárias. Portanto é melhor dar uma folheada antes de comprar. Assim você tem certeza de que a história será bem-vinda ao pimpolho que se quer presentear.
Ei-la:
- A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga (5 estrelas)
- Era uma vez três velhinhas - Anna Claudia Ramos - Globo Livros - Novo!
- Romeu e Julieta - Ruth Rocha e ilustrações de Mariana Massarani (5 estrelas) - Novo!
- Trudi e Kiki - Eva Furnari (5 estrelas) - Novo!
- Os colegas – Lygia Bojunga (5 estrelas)
- O Colecionador de Segredos – Márcia Cristina Silva
- O Homem que amava caixas – Stephen Michael King (5 estrelas)
- No mundo da lua – Roseana Murray
- Bumba-meu-boi – Toni Brandão (5 estrelas)
- O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (5 estrelas)
- A galinha que criava um pintinho – Ana Maria Machado (5 estrelas)
- O urso com música na barriga – Érico Veríssimo (5 estrelas)
- A vida do elefante Basílio – Érico Veríssimo (5 estrelas)
- As aventuras do aviãozinho vermelho – Érico Veríssimo (5 estrelas)
- Mania de Explicação – Adriana Falcão (5 estrelas)
- A árvore generosa – Shel Silverstein (5 estrelas)
- Pé de Pilão – Mário Quintana (5 estrelas)
- Lili inventa o mundo – Mário Quintana (5 estrelas)
- O batalhão das letras – Mário Quintana (5 estrelas)
- O mistério do coelho pensante – Clarice Lispector (5 estrelas)
- A vida íntima de Laura – Clarice Lispector (5 estrelas)
- Quase de verdade – Clarice Lispector
- Os bichos que tive – Sylvia Orthoff
- A montanha encantada – Maria José Dupré (5 estrelas)
- O circo – Roseana Murray
- Histórias para acordar – Diléia Frates (5 estrelas)
- Quem tem medo de monstro? – Ruth Rocha (5 estrelas)
- Quem tem medo de cachorro? – Ruth Rocha (5 estrelas)
- Quem tem medo de dizer não? – Ruth Rocha (5 estrelas)
- O menino maluquinho – Ziraldo (5 estrelas)
- Histórias da Bruxa Boa – Lya Luft (5 estrelas)
- Zig Zag – Eva Furnari (5 estrelas)
- O catador de pensamentos – Monika Feth
- O dia em que a pracinha sumiu – Márcia Frazão (5 estrelas)
- Aula de surfe – Mariana Massarani
- Banho! – Mariana Massarani (5 estrelas)
- Lendas do Brasil – Editora Girassol (5 estrelas)
- De carta em carta – Ana Maria Machado (5 estrelas)
- O livro da família – Todd Parr (5 estrelas)
- A palavra feia de Alberto – Audrey Wood
- Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles (5 estrelas)
- Tesouro das cantigas para crianças – Ana Maria Machado (5 estrelas)
- O sumiço do miquinho – Dreter Schubert (5 estrelas)
- Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato (5 estrelas)
- Era uma vez um gato xadrez – Esther Proença Soares
- Se a lua pudesse falar – Kate Banks (5 estrelas)
- O livro inclinado – Peter Newell (5 estrelas)
- Cadê o juízo do menino? – Tino Freitas (5 estrelas)
- Vizinho, vizinha – Roger Mello (5 estrelas)
- A vida na árvore – Tobias Lolness
- O ladrão de raios – Rick Riordan
- O mar de monstros – Rick Riordan
- Mamãe já foi pequena antes de ser grande – Claudine Desmarteau
- Os tesouros de Monifa – Sonia Rosa
- Um caldeirão de poemas – Tatiana Belinky
- O escaravelho do diabo – Lucia Machado de Almeida (5 estrelas)
- Spharion – Lucia Machado de Almeida
- O caso da borboleta Atíria – Lucia Machado de Almeida
- O balão amarelo – Lucília Junqueira de Almeida Prado
- Meninos do mangue – Roger Mello
- Um cadáver ouve rádio – Marco Rey (5 estrelas)
- À procura de um amigo – Maurício Veneza
- Coleção Tantan – Callis Editora
- A bola, o Beto e a Bela – Laura van Boekel
- A volta ao mundo em 80 bichos – José Santos
- Harum e o mar de histórias – Salman Rushdie (5 estrelas)
- Retalhos (romance em quadrinhos) – Craig Thompson (5 estrelas) para adolescentes e adultos
- Persépolis – Marjane Satrapi - romance em quadrinhos (5 estrelas) para adolescentes e adultos
- Deus - Bia Bedran (o melhor texto para crianças sobre o tema que já li até o momento)
- O fio da meada - Roseana Murray (Tomás e eu amamos de paixão!)
- Duas Amigas - Roseana Murray (ideal para meninas, um encantamento a amizade das personagens)
- Pequenos contos de leves assombros - Roseana Murray ( a diagramação e as ilustrações são ruins, mas as histórias, como tudo que a Roseana escreve, são sensíveis, tocantes.)
- O Dariz - Olivier Douzou - engraçadíssimo!!! Os meninos se amarraram!! Experimente ler prendendo a respiração:))
- Filosofia Brincante - Marcia Tiburi e Fernando Chuí, Ed. Record (2010). Para questionar a vida junto com o filho. Instigante!
- Tuca e Dedé descobrem o Cerrado - Leandro de Castro Siqueira. Ensinamento Editora. Ilustrações e história muito bem feitas, inserindo uma "aula" de Cerrado sem ser chata.
- Gente que mora dentro da gente - Jonas Ribeiro - Editora Dimensão. Uma gostosura!!
- Tarzan (o filho do alfaiate) - Editora Formato. Música "livrada" do Noel Rosa. Pura diversão!
- No dia em que você nasceu - Ana Bush (5 estrelas)
- Você - Stephen Michael King (lindinho)
Por enquanto é só, pessoal!J Mas logo vem outras dicas legais!