Abre-te, Sésamo!

Amo de paixão essas fotos antigas do tempo da vovó e os retratos 3x4 de lambe-lambe. E também os eternizados nas carteirinhas estudantis. Inclusive já montei dois porta-retratos só com achados de fundo de gaveta. Aliás, fundo de gaveta é o mais sincero confessionário de uma pessoa. Diga o que você guarda ali do seu lado e eu te direi quem é.

Mas essa ideia não é minha, é do Mário Prata, que escreveu um texto delicioso sobre o que ele escondia no criado-mudo. Se abrirem o meu, que tem três gavetas (imagina quanta inutilidade não fez morada ali) verão o problema com insônia estampado nas caixinhas de Remeron. Há também uma pomada alemã chamada Carmol, indicada para luxações e contusões. Tai, quem não me conhece vai pensar que sou hipocondríaca, o que é uma inverdade.

Guardo ao lado da cama a canetinha com tampa de brigadeiro presenteada pela amiga Marisa e dois caderninhos de anotação: um rosinha do ursinho Pooh (denunciando meu lado romântico-lúdico) e outro cinza psicodélico vanguardista (presente da amiga Isabel, que mostra meu lado Lilibeth). Ambos com o mesmo intuito de não perder as boas sacadas para textos que surgem na calada da noite, no meio da leitura do livro da vez ou numa dilacerante noite mal dormida. Essa última alternativa, ufa, está cada dia mais rara graças às caixinhas mencionadas acima.

Há outras coisitas guardadas no meu criado-mudo: raspadores de bolinhas de roupa da marca Scott-Brite; um potinho de Almeida Prado (não vou dizer o número, seus enxeridos!!!); dois mimos do sexshop (descartem a opção vibrador) e faixas média-compressão para as aplicações de varizes bienais.

Abrindo a minha vida de gaveta, encontro a mulher organizada e previdente. E também faceira, cabeça aberta e vaidosa. Tai, essa brincadeira é uma ótima dinâmica de autopercepção. Não tenho tralha ou cacarecos nas minhas gavetas e isso é a minha cara.

Não guardo papéis que não sejam sentimentais. Nem botões e miçangas. Sinto horror em acumular trecos. Não permito que a minha caixa de entrada no gmail e hotmail fiquem cheias. Deleto tudo. É puro TOC, tô careca de saber. Rola muito na minha família com mania de limpeza. Os gens...

Nas minhas gavetas também estão os cartões de Dia das Mães que eu dei para dona Maria. Resgatei todos das gavetas dela. Chorei relendo cada linha, cada garrancho de letra, cada mensagem escolhida a dedo. Tão bonitinho ela ter guardado tudo... Mamãe era uma surpresa! Jamais foi dada a sentimentalismos, mas meu amor estava lá armazenado.

E das gavetas dela saíram dezenas de fotos 3x4 bacanas... Meus irmãos em várias idades diferentes, contando histórias repletas de tantas expectativas. Fotos dela mesma também. Com carinha mais moça, com carinha mais triste, com carinha sisuda, com carinha espartana... Os tempos eram minguados e meu pai, machista. Dá pra ver pelos retratos de documento que mamãe era obrigada a esconder a bela mulher que sempre foi para não ter briga em casa.

A quantidade de 3x4(s) também revelou certa predileção materna... Ou seriam os filhos mais retratados aqueles que mais inventavam? Afinal, eu mesma sempre pedia para fazer um curso diferente que, por sua vez, exigia uma nova foto. E nos meus retratinhos, as mil Lucianas em busca de uma identidade muito particular: cabelos-Joãozinho, cabelos-channel, cabelos longos, queimada de sol, negra de sol, pálida, madeixas castanhas, ruivas... Ser ansioso, em perene processo de mutação.

Ah, gavetas... Abra-se se for capaz!

Música-tema de hoje (da minha lista topten do Chico Buarque):

Comentários

  1. Uau Chico Buarque!!!Ah, mas vamos às gavetas....não tenho criado mudo, porém tenho algumas gavetas pela casa, que tem de "um tudo".A da mesinha do computador ,é a mais básica, como não podia deixar de ter, canetas várias, cheias, pela metade, só um pouquinho de tinta já lá perto da ponta, clipes, papéis em formatos e tamanhos diversos...Tenho uma no meu quartinho de meditação que é do meu oratório, tem fita do Senhor do Bonfim,santinhos de amigos e até do meu paizinho , que já desencarnou...toco de vela, incenso, pedidos e agradecimentos a todos os mestres, santos, anjos e até aos seres elementares.É uma gavetinha bem holistica.Tem outra que é uma loucura...receitas, bandeira do brasil,papel de presente ( para ser reutilizado)fitas , notas fiscais e certificado de garantia de alguns aparelhos e manuais dos mesmos, que nunca, nunca foram lidos.Você faz a gente desencavar cada uma Lu!( vou providenciar uma faxina,rs rs)
    Bj.Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Cansei de provar que não sou um robô para postar comentários aqui no blog e não consigo decifrar as letras malucas que eles colocam para publicar meu comentário!!!

    Vixi,ainda bem que meu criado mudo é mudo...kkkk..a primeira gaveta é pura "inspiração", a segunda e a terceira uma desordem, e na quarta está a famosa "latinha" que já espalhei para minhas amigas que quando eu morrer que corram para lá e a peguem antes que alguém desconhecido apareça e faça mau juízo de mim...kkkkkk... Vc está avisada desde já!kkkk

    Bjs, Adriani"

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Você não imagina o quanto eu AMO essa música do Chico e peguei o Cd para escutá-la nessa semana... Ela é meio um IChing musical para mim... Que sincronicidade...
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. "Diga-me o que tens na gaveta e te direi quem és..." Bom, nas minhas gavetas há muuuuuuita bagunça. Papéizinhos sortidos pegos na rua, mil tickets de supermercado e vias de cartão de crédito, recados e lembretes anotados há séculos, tesoura, cola no finalzinho e com a tampa grudada, carregador de celular que já foi pro espaço, moedas soltas, bolsinha de moedas vazia, pilhas sem carga, fotos que deveriam estar em álbuns, lembrancinhas de datas comemorativas (aniversário, natal, dia do professor), canetas sem tampa, folhas dobradas de exercícios de português, história, matemática da Bruna datados de 2009, 2010... barbante, chaves que não faço mais idéia de onde sejam, livros de crônicas (fininhos e pequenos, por isso cabem lá)e alguns gizes brancos que sempre esqueço de levar para a aula.
    AND THE OSCAR GOES TO...rsrsrs
    Bjs
    Patty

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos